ESTUDO DE CASO EM UI

Bora lá — Guia de Estilos e fundamentos visuais da marca

Como utilizamos técnicas de design visual e criação de marcas para desenvolver o guia de estilos completo e escalável da aplicação Bora lá

Maria Teixeira
4 min readJun 30, 2021

Este artigo complementa de forma mais detalhada o processo de criação do Guia de Estilos da aplicação “Bora lá”, projetada para ajudar a reaquecer o mercado de turismo durante e após a pandemia. Caso queira ler o artigo completo do projeto, clique aqui.

Logo após as análises sobre os testes realizados, definimos o nosso guia de estilos, estabelecendo assim, os fundamentos visuais do aplicativo.

A marca

Utilizamos das 4 características principais da marca (divertida, dinâmica, descontraída e jovial) para definir qual seria o nome oficial. Buscamos encontrar uma expressão que fosse fácil de lembrar e que já fosse utilizada no dia-a-dia pelas nossas personas, além, é claro, de ser relacionada ao contexto de viagens.

Com isso, chegamos na expressão “Bora lá”, que transmite a ideia de coletividade e a troca de experiências no contexto de turismo.

Uma expressão que remete a animação, expectativa, emoção, entusiasmo das viagens. Podemos conquistar o mundo, Bora lá?

Paleta de cores

Para montar nossa paleta de cores, realizamos uma dinâmica de associação, nomeando e ranqueando os principais valores que gostaríamos de transmitir em nosso projeto. Esses foram: divertida, dinâmica, descontraída, jovial, leve e clean, respectivamente. Cada integrante da equipe destacou uma cor que associava com o conceito a ser transmitido. Ao final, selecionamos uma cor para representar cada conceito.

Painel semântico usados nos estudos de cor para a marca Bora Lá

Escolhemos trabalhar, desse modo, com uma paleta monocromática roxa, por essa cor representar os dois conceitos principais de nossa marca, além de transmitir valores secundários importantes para o projeto, como singularidade, originalidade, inovação e criatividade, segundo o livro Psicologia das Cores da Eva Heller.

Os outros valores inspiraram as cores auxiliares da paleta, como os tons de sucesso e alerta, a partir de descontraída e de jovial.

Ainda, as cores escolhidas foram ajustadas e adaptadas para encaixarem nos padrões de contraste e acessibilidade do WCAG.

Tipografia

Conforme o conceito definido para a marca, escolhemos a fonte Raleway por ser versátil, sendo disponibilizada em 18 variações, além de ser arredondada e agradável a leitura, transmitindo dinamismo e jovialidade ao texto.

Componentes

Botão

Criamos botões primários e secundários, com variações de cores e tamanhos para abranger todas as possibilidades de uso, com o intuito de facilitar as tomadas de decisão do usuário.

Formulário

Os formulários acompanham funções de notificação, alertas e feedbacks visuais para o usuário.

Iconografia

Os ícones foram criados de acordo com as necessidade apresentada durante a idealização do Bora Lá. A criação iconográfica teve como objetivo facilitar o entendimento dos conteúdos para os usuários.

O Guia de Estilo Bora Lá foi cuidadosamente construído e revisado, mantendo uma coesão visual e visando sempre proporcionar a melhor experiência para os usuários, além de transmitir os valores da marca.

Para ter acesso ao conteúdo do artigo completo, que retrata todo o nosso processo de construção dessa solução, clique aqui.

Agradecemos pelo seu interesse em nosso projeto! Caso deseje contactar algum dos integrantes, aqui seguem nossas redes sociais:

--

--